Cinco doenças mais comuns no útero

doencas_utero

Ir ao ginecologista regularmente é fundamental para a saúde da mulher e o ideal é que este hábito tenha início ainda na primeira menstruação. É importante fazer o monitoramento das condições de saúde íntima principalmente com o início da atividade sexual, pois a relação pode ser uma forma de contágio por diversas doenças.

O recomendado é fazer a consulta periódica pelo menos uma vez por ano, mesmo que a mulher se considere saudável, pois este atendimento proporciona a prevenção de problemas de saúde, é uma oportunidade para tirar dúvidas e para que o médico analise sinais e sintomas e solicite exames caso seja necessário.

Entre eles podemos citar o Papanicolau,  popularmente conhecido como preventivo. É o exame citopatológico realizado para detectar alterações nas células do colo do útero e lesões precursoras do câncer.

Principais doenças que ocorrem no útero e colo do útero

A presença de dores, mudanças no ciclo menstrual e alterações na coloração e odor da secreção vaginal podem indicar a presença de problemas no útero.

Vamos citar aqui cinco das principais doenças que acometem o aparelho reprodutor feminino. São elas:

Infecção por HPV: O Papiloma vírus humano (HPV) é contraído principalmente por meio de relações sexuais, mas o contágio também pode acontecer através de contato de pele com a área infectada, transmissão vertical (da mãe para o bebê) e, em casos muito raros, pelo compartilhamento de roupas íntimas ou toalhas.

Quem contrai o HPV pode desenvolver verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus, que se não tratadas, podem evoluir para um câncer ginecológico.

Mioma uterino: são tumores benignos no útero. Dependendo do tamanho e região do útero onde encontra-se, pode causar sangramento e dor e aumento do volume uterino.

Na maioria dos casos os miomas são múltiplos e atingem cerca de 50% das mulheres, a maioria de pele negra. Seu surgimento pode ser influenciado pela obesidade e alterações hormonais.

Endometriose: a endometriose é uma doença crônica em que o tecido que normalmente reveste a parte interior do útero (endométrio) cresce em outras áreas do corpo. Mais de 2 milhões de casos são registrados por ano no Brasil.

A doença apresenta sintomas como irregularidades no período menstrual, fortes dores locais, menstruação intensa e dolorosa (dismenorréia). Dependendo do grau da endometriose pode causar infertilidade.

Adenomiose: caracteriza-se pela presença de pequenas porções avulsas de endométrio entre a camada muscular do útero (miométrio) e o seu revestimento interno, levando ao aumento do volume uterino, sangramento, dor pélvica e até infertilidade.

Câncer de colo do útero: Este é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do cólon e reto), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

O câncer de colo do útero é uma doença silenciosa e praticamente assintomática, no seu estágio inicial. Em estágio mais avançado pode apresentar sangramento intermitente ou após a relação sexual e secreção vaginal anormal.