Dra Luciara Batista — Ginecologista e Obstetra

DIU e SIU, tire suas duvidas !

 

Você sabe o que é DIU e como funciona?

DIU é um dispositivo em forma de “T” inserido no interior da cavidade uterina. É um bom método de contracepção com baixo índice de falhas, o DIU pode ser sem hormônio ou com hormônio.

Os não hormonais, podem ser de cobre (CU) ou prata (AG) quanto menor quantidade de cobre, menos cólicas e fluxo menstrual mais ameno. Dependendo do DIU a validade é de 3 a 5 anos.

Hormonais: SIU Sistema intrauterino

O SIU é um sistema intrauterino em forma de “T” que, após a inserção, libera hormônio levonorgestrel. Pode ser usado para contracepção (prevenção da gravidez), menorragia (sangramento, menstrual excessivo) e para proteção contra hiperplasia endometrial. Excelente método para adolescentes que não desejam menstruar.

Como o SIU funciona?

O hormônio é liberado pelo SIU de forma constante e em quantidade baixas (20mcg por 24 horas). Uma pequena parte é absorvida pelo organismo. A dose hormonal do SIU é a mais baixa quando comparada a todos os outros métodos hormonais disponíveis.

Qual é o melhor momento para o médico colocar o DIU ou SIU?

O melhor momento para a inserção deve ser avaliado individualmente pelo seu médico, e somente deve ser realizada quando se pode excluir com segurança a possibilidade de gravidez.

Onde a inserção do SIU ou DIU deve ser realizada?

A inserção é um procedimento simples que pode ser realizado no consultório médico na maior parte das vezes. Eventualmente pode-se optar por realizar a inserção em ambiente hospitalar com administração de anestésicos. Cabe ao médico avaliar casa a caso.

O procedimento para inserção ou retirada do DIU ou SIU é doloroso?

Em geral, o procedimento de inserção é muito bem tolerado e dura poucos minutos, e o de remoção é ainda mais simples e rápido. No ato da inserção pode ocorrer leve sensação de desconforto pélvico, tipo cólica menstrual. Logo após a inserção, também podem ocorrer algumas cólicas, em virtude da adaptação do útero com o DIU/SIU. Em condições normais, estas dores tendem a desaparecer em pouco tempo. Em relação a remoção, a sensação de desconforto leve pode ocorrer nas primeiras horas. Em todas estas situações e, somente se o médico julgar apropriado, medicamentos analgésicos podem ser indicados.

O uso de técnicas de colocação corretas e esterilizadas ajuda  a prevenir complicações.

O SIU vai causar acne?

Provavelmente não. Muitas vezes as pílulas combatem ou reduzem a acne, ao parar de tomar as mesmas pode-se notar uma piora da pele. Em algumas mulheres mesmo níveis baixos de hormônio sendo absorvidos podem causar algum efeito, menos de 10% das usuárias do SIU-LNG relatam o surgimento de acne e nesses casos ela costuma ser leve e melhorar com o tempo de uso do produto.

O SIU engorda?

Não. Diversos estudos que compararam mulheres que usam i SIU ou o DIU de cobre (que não contém nenhum hormônio) não demonstraram diferenças ao longo dos 5 anos de uso.

O SIU causa dor de cabeça?

Provavelmente não. A dose hormonal que é absorvida pelo organismo quando se usa o SIU é muito baixa, assim é pouco provável que seja suficiente para causar dor de cabeça.

Meu ciclo menstrual mudará com o SIU?

Provavelmente!

Durante o período de 3 a 6 meses, seu ciclo menstrual poderá se tornar irregular. Você também poderá observar manchas ou leve sangramento. Após seu corpo se adaptar, o número de dias de sangramento deverá diminuir e 50% das usuárias pararão completamente enquanto o SIU for utilizado. Isso não será prejudicial a seu corpo. O restante das mulheres poderá esperar uma redução gradual no número de dias de sangramento e na quantidade de sangue perdido a cada mês.

Com que frequência devo consultar meu médico após a inserção do DIU ou SIU?

Após colocar o DIU ou SIU, deverá ser realizada uma consulta em período de 4 a 12 semanas para verificar a posição correta. Posteriormente, é recomendado que se realize retornos anuais ou mais frequentes se for clinicamente indicado por seu médico.

Posso amamentar durante o uso do SIU?

Pode-se amamentar durante o uso do produto. Não há qualquer efeito deletério sobre o crescimento ou desenvolvimento do recém-nascido quando se usa qualquer método contendo apenas progestagênio, 6 semanas após o parto. Métodos contendo apenas progestagênio geralmente não afetam afetar a quantidade ou a qualidade do leite materno.

O DIU/SIU pode me proteger do HIV ou DSTs?

Não. O DIU/SIU não fornece proteção contra HIV ou outra DSTs. Os únicos métodos que oferecem proteção contra DSTs são métodos de barreira (camisinha feminina e masculina).