Dra Luciara Batista — Ginecologista e Obstetra

Tudo que você precisa saber sobre clareamento íntimo

clareamento_intimo

O clareamento íntimo vem sendo cada vez mais procurado por mulheres que buscam aumentar o bem-estar e ficar mais à vontade com o próprio corpo.

A coloração da região íntima geralmente não está relacionada à saúde física da mulher, mas tem muita influência sobre sua autoestima e autoconfiança.

O que causa o escurecimento da região íntima?

A pele da região íntima, principalmente nas virilhas, é bastante sensível e pode sofrer alterações de cor e textura em decorrência de mudanças hormonais, depilação frequente, atrito, uso de calcinhas apertadas e calças muito justas.

O atrito constante em um local de dobra úmido causa hiperpigmentação da pele. Para se proteger, a pele cria uma camada espessa que vai escurecendo com o passar dos anos.

Essas mudanças podem ocorrer também na região entre a vagina e o ânus (períneo) e na fenda entre os dois glúteos (sulco interglúteo).

Uma higiene íntima adequada e o ato de secar bem a área também ajudam a manter a pele mais sedosa e uniforme.

Como é feito o clareamento íntimo?

A utilização do laser trouxe ao cuidado íntimo um novo leque de possibilidades, ajudando as mulheres a fazer as pazes com o próprio corpo e recuperar a autoestima e a segurança na sexualidade.

O escurecimento da região íntima pode ser incômodo, mas é possível reverter essa condição. Com os avanços da tecnologia médica, o laser se tornou uma opção eficaz e minimamente invasiva para resolver o problema.

O clareamento íntimo a laser é um tratamento é rápido, indolor e traz resultados muito satisfatórios. São necessárias três sessões principais e uma de manutenção, de acordo com as particularidades de cada paciente. O intervalo recomendado entre uma e outra é de 30 a 40 dias.

Como o laser age na pele no clareamento íntimo?

A aplicação de laser na região escurecida da pele remove a camada superficial do tecido e, ao mesmo tempo, estimula a produção de colágeno na camada mais interna (derme).

O resultado é uma melhor cicatrização e produção de colágeno na região tratada, melhorando também a flacidez no local.

Quem pode fazer clareamento íntimo?

O procedimento pode ser realizado tanto em mulheres mais jovens quanto nas mais maduras. É importante passar por uma avaliação médica, mas de forma geral não há contraindicações.

Vale lembrar que o clareamento íntimo deve ser realizado com um profissional qualificado, e ninguém melhor que um ginecologista para cuidar da sua região íntima.