O período de gestação é um momento único para a mulher, carregado de emoções e mudanças no seu corpo. A principal delas é o crescimento da barriga, em virtude do desenvolvimento do neném.
Porém, as mamas também passam por transformações por que começa a se preparar para cumprir sua principal função: produzir leite para alimentar os bebês, ou seja, amamentar.
Principais alterações nas mamas
Muitas vezes elas são a primeira parte do corpo a manifestar as diferenças trazidas pela gravidez, porém não há necessidade de preocupação. Todas as mudanças abaixo são perfeitamente normais:
- Aréola e mamilos mais escuros: isso ocorre porque as alterações hormonais causam um aumento na produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. No entanto, a coloração da região volta ao normal alguns meses após o nascimento do bebê.
- Hipersensibilidade: as mamas ficam doloridas por conta do início da produção de leite, que causa uma sensação de inchaço.
- Estrias: o aumento rápido no tamanho das mamas pode ocasionar o rompimento das fibras da pele, causando estrias.
- Vazamento de leite: algumas mulheres têm um grande volume de lactação, por isso o colostro (primeiro leite materno) pode aparecer no terceiro trimestre, principalmente nas últimas semanas.
- Veias mais aparentes: da mesma forma que as mamas ficam mais sensíveis devido ao seu aumento, as veias ficam mais aparentes, uma vez que a pele está se adaptando ao novo formato dos seios.
Cuidados com as mamas na gravidez
A atenção com as mamas deve começar já no início da gravidez e continuar durante todo o período de amamentação, que varia de uma mulher para outra ou mesmo de um filho para o outro.
Alguns cuidados são fundamentais para evitar desconfortos e garantir que as mamadas sejam tranquilas tanto para a mãe quanto para o bebê. Veja alguns deles:
- Banho de sol: o recomendado é tomar sol diretamente sobre a pele (sem roupas) durante 15 minutos diários, sempre antes das 10h ou após as 16h, passando protetor solar em toda a região dos seios, exceto na aréola e mamilos.
- Produtos de higiene: o uso de produtos como sabonete e hidratante poder remover a hidratação e proteção natural da área. O ideal é lavar somente com água.
- Roupas: deve-se deixar os mamilos expostos ao ar o máximo de tempo possível. Isso evita a proliferação de fungos e o surgimento de fissuras. Se não for possível deixá-los à mostra, procure usar roupas leves, que não deixem a região muito abafada.
- Massagem: massagear os seios é importante tanto para a preparação quanto durante o período de amamentação. A ação melhora a circulação sanguínea e nos ductos lactíferos, amenizando dores e evitando o ingurgitamento (empedramento) do leite materno.
Se você já é mãe ou está gestante compartilhe sua experiência conosco. Deixe seu comentário!